Sobre o município.

Almeirim é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Baixo Amazonas. Localiza-se no norte brasileiro, a uma latitude 01º31'24" sul e a uma longitude 52º34'54" oeste.

A origem do nome do município advém da cidade de nome idêntico em Portugal (Ver Almeirim (Portugal)) e é divida em "cidade baixa" e "cidade alta". Município da região do Rio Amazonas que tem seu nome exibido em estilo "hollywoodiano" em um morro visível para o rio. Um trecho hidroviário muito frequentado por balsas de carga, barcos e navios de madeira e ferro, além de cruzeiros turísticos.

Um pouco de sua história.

De acordo com as informações do IBGE, a pedra fundamental do município foi lançada pelos frades capuchos de Santo Antônio. Anos mais tarde, Manoel da Mota e Siqueira constatando a necessidade de defesa da região contra investidas estrangeiras, levantou o Forte do Paru, onde hoje está localizada a Praça do Relógio. Em outra versão da história de Almeirim, os holandeses chegaram primeiro à região, edificando um forte posteriormente tomado pelos portugueses, que no local formaram um povoado.

O Governador e Capitão-General da Capitania do Grão-Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, por ato administrativo decretou a elevação do povoado à categoria de Vila em 22 de fevereiro de 1758, fato esse desfeito posteriormente no fim do período colonial com o advento da Independência do Brasil em 1822. No Governo Provisório da República readquiriu status de Vila pelo Decreto Estadual nº 109 de 17 de março de 1890 e status de Município pelo Decreto Estadual nº 110 emitido em igual data.

Durante a Revolução de 1930 no Brasil, mais especificamente em 04 de novembro de 1930, Almeirim perdeu a condição de Município e suas terras foram adidas ao Município de Prainha, somente sendo restaurado em 24 de novembro de 1930, através do Decreto Estadual nº 16.

A Lei Estadual nº 5.075, de 02 de maio de 1983, criou o Distrito Municipal de Monte Dourado, uma subdivisão administrativa.