Representantes de vários segmentos fizeram questão de ir levar sua contribuição para a construção do Plano de Mobilidade.

A população de Almeirim, no oeste do Pará, atendeu ao chamado da gestão municipal e lotou o auditório da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (27) para participar da 1ª Audiência Pública de Elaboração do Anteprojeto do Plano de Mobilidade Urbana do Município.

A prefeita Maria Lucidalva Bezerra de Carvalho foi representada na audiência pelo secretário de Assistência Social, Bruno Daniel Brilhante. Outros secretários municipais também participaram da audiência, que teve a colaboração do especialista em direito de trânsito, Hermes Bessa.

Propostas como melhorias na sinalização de ruas do município, tanto horizontal (de solo) com redutores de velocidades e faixas de pedestres, quanto vertical (mais pontos de semáforos), e implantação de ciclovias foram apresentadas durante os debates, entre outras.

A fiscalização das normas de trânsito também foi uma questão demandada pelos participantes da audiência, assim como a definição de horários e vias para o tráfego de veículos pesados, tudo voltado à melhoria da mobilidade urbana.

O especialista em direito de trânsito, Hermes Bessa, lembrou que o município só organizar a sua mobilidade com um planejamento nem estruturado, que leve em consideração os diversos atores que compõem o trânsito e suas especificidades. Esse planejamento é feito para um período de 10 anos.

“Tivemos uma participação muito grande, o auditório lotou, foi bastante participativo, e isso mostra o quanto as pessoas estão interessadas na elaboração desse plano. Existem duas leis federais que determinam a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana , então isso é importante. No prazo de 10 anos, o município consegue planejar todo o seu trânsito e mobilidade urbana levando em consideração pedestres, pessoas com deficiência, ciclistas, segmentos de transporte, segurança viária, fiscalização de trânsito, dentre outros”, ressaltou.

“Hoje o principal foco foi o levantamento da realidade atual, onde tivemos a sociedade participando de forma bastante efetiva. Saímos daqui certos de que teremos um plano voltado à realidade local. O próximo passo será mais uma audiência pública, onde a gente terá a apresentação da minuta para apreciação pela população. Agradecemos a todos que estiveram presentes e também a nossa prefeita Lúcia, que não mediu esforços para que esse momento acontecesse, pois sabemos o quanto esse plano é importante para o nosso município”, finalizou Aurélia Pinheiro.
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade